Identificação do local: Escola Municipal Cristalino
Série: 4ª série
Número de alunos: 25
Número de professores: 2
Área de conhecimento: Ciências / História
Título do projeto: A cura através das Plantas Medicinais
Características do projeto: Interdisciplinar
Descrição geral do projeto: Este projeto foi desenvolvido no ano de 2009 e defendido como pesquisa de campo pela Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMAT no Campos de Nova Xavantina.
Tecnologias utilizadas: câmera fotográfica, internet,
Referência Bibliográfica: As referencias estão no item 09 desse projeto.
TEMA – A cura através das Plantas Medicinais
DELIMITAÇÃO – A historia e o uso das plantas medicinais com os pais e os alunos da 4° série da Escola Municipal Cristalino.
OBJETIVO GERAL – Conhecer a história e a importância do uso das plantas medicinais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Levar o conhecimento os alunos sobre o valor terapêutico dos remédios feitos com plantas medicinais;
Levantar dados sobre quem usa (pais e alunos) remédios com plantas medicinais e a comercialização das mesmas;
Entrevistar um médico sobre o uso das plantas medicinais na medicina;
Listar algumas plantas medicinais mais usadas e para que servem.
JUSTIFICATIVA
O conhecimento sobre as plantas medicinais sempre tem acompanhado a evolução do homem através dos tempos. Pode-se afirmar que a origem do conhecimento do homem sobre as virtudes das plantas, vem desde o início de sua própria história.
A primeira relação do homem com os vegetais foi basicamente na busca de alimentos, materiais para a fabricação de ferramentas, utensílios e para a construção de sua habitação. Posteriormente, o conhecimento relativo ao mundo vegetal foi se expandindo, e, descobriu-se que determinadas espécies possuíam potencial terapêutico, utilizando-se destas para curar-se.
As primeiras civilizações perceberam a existência, de plantas comestíveis, e outras dotadas de maior ou menor toxicidade que podiam ser usadas em curativos e no combate à doença. Deste modo, podemos dizer que o homem dependia da natureza para a sua própria sobrevivência.
Toda essa informação foi sendo, de início, transmitida oralmente às gerações posteriores, para depois, com o aparecimento da escrita, passar a ser guardada como um tesouro precioso.
Essas riquezas de informações sobre o uso e conhecimento de plantas por grupos humanos de diferentes culturas, atraiu a atenção de estudiosos, despertando a noção de que estes dados mereciam um estudo sistemático.
Até porque em tempos remotos, esse conhecimento só era perpetuado em sociedades tradicionais e pelos membros mais velhos das comunidades. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem se mostrado muito interessada nos sistemas terapêuticos, especialmente, nos que usam plantas medicinais. Através dos dados fornecidos pela (OMS), constata-se que o uso de plantas medicinais pela população mundial tem sido muito significativo nos últimos anos, sendo que este uso tem sido incentivado pela própria OMS.
Surge daí a importância de se fazer estudos, não só sobre o uso das plantas medicinais e o conhecimento que orienta seu uso, mas também sobre preservação dessas plantas. Segundo Von Martius, “não basta a um povo estar próximo de plantas úteis, se não souber tirar proveito delas.” Caso contrário, corre-se o risco de perder não somente as espécies nativas com valor terapêutico, mas também o conhecimento que viabiliza e garante o uso desses recursos pelas futuras gerações.
Portanto, esta pesquisa tem a sua justificativa apoiada em duas razões: no valor das plantas com ervas medicinais e na importância da transmissão desses saberes.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Realizaremos leituras e fichamento das obras que tratam do assunto.
Entrevista e visita com pessoas que fazem e comercializam remédios (garrafadas) de plantas medicinais.
Orientação na sala de aula, com pessoas conhecedoras do valor terapêutico das plantas medicinais.
Pesquisa em sala de aula para saber se os alunos e os pais fazem uso de remédios de plantas medicinais.
Visita aos pais para uma conversa informal sobre uso de remédios de plantas medicinais.
Método utilizado: observação e descrição.
HIPÓTESES
Os alunos sabem que existem remédios a base de plantas medicinais?
Os pais fazem uso desses remédios?
Os alunos sabem que existe o comércio desses remédios?
CRONOGRAMA
Atividade | Jan | Fev | Mar | Abr |
Leituras bibliográficas | X | X | X |
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Levantamento de dados |
| X | X |
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Entrevistas |
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| X |
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Análise de dados |
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| X |
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Apresentação |
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| X |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARTIUS, Karl Friedrich Philip von - "Flora brasiliensis", Stuttgartiae et Tubingae: Sumptibus, J. G. Cottae, 1829.
OMS - Organização Mundial da Saúde – Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde: Brasília-DF, 2003.
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