Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Nesta aula, pode-se perceber a importância de se trabalhar com experiências. No caso do estudo de como se formam as cores do arco-íris. A estratégia de mostrar na pratica como isso acontece foi fundamental para que o aluno compreendesse como se dá esse processo.
Com o recurso usado ao fazer a experiência do copo de água e a lanterna, os alunos puderam ver que a lanterna e o copo d'agua faz exatamente o que o Sol faz com as gotas da chuva, isto é, separa as cores que formam o arco-íris fazendo com que as cores apareçam.
Tal resultado acontece porque o copo d'água faz com a luz da lanterna exatamente o que a nuvem faz com a luz do Sol, ou seja, separa as cores da luz. A luz que parece não ter cor nenhuma, na verdade é uma mistura de cores coloridas. Juntas elas dão a luz invisível ou luz branca. Misturadas, não vemos cor nenhuma, mas se passarmos com alguma coisa que separe as cores, por exemplo, um copo d'água, veremos as cores separadas ou um arco-íris.
A avaliação se deu em todos os momentos das atividades propostas, para que as dúvidas que pudessem ocorrer fossem imediatamente esclarecidas, priorizando assim o aprendizado de todos os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário